literatura

A Casa de Virginia W.

quarta-feira, maio 13, 2009Thabata Lima Arruda


Há um tempo fui a uma banca e tive um "magnetismo universal", que me levou até este livro: A Casa de Virginia W. (Ediouro, 2005), da autora espanhola Alicia Giménez Bartlett. Nesta época não sabia o quanto Virginia Woolf era maravilhosa e inspiradora. E da existência do chamado grupo de Bloomsbury.

Virginia Woolf nasceu em Londres no ano de 1882 e cometeu suicídio no ano de 1941. É uma da mais importantes escritoras britânicas. E sem dúvida uma das minha favoritas. Tem em torno de 8 livros publicados.

A Casa de Virginia W. é um apanhado dos diários de Nelly Boxall, que serviu a casa dos Woolf durante 18 anos. Nelly e Virginia tinham um relacionamento de admiração, compaixão e inveja. Em seus diários Nelly descreve os hábitos dos Woolf, as crises e doença de Virginia, e principalmente a delicada relação entre patroa e empregada.

A autora sentiu-se instigada a pesquisar sobre Nelly Boxall, lendo um dos diários de Virginia, onde havia uma menção a Nelly: "Se este diário não tivesse sido escrito por mim e um belo dia caísse em minhas mãos, eu tentaria escrever um romance sobre Nelly, a personagem. Toda a história entre nós duas, os esforços de Leonard e meus por nos livrarmos dela, nossas reconciliações." A partir deste momento Alicia foi invadida por uma obsessão e foi buscar informações sobre Nelly. Descobriu então que ela escreveu diários, e com quem eles estavam. Iniciou então este maravilhoso livro, que é composto por vários fragmentos dos diários de Nelly Boxall com retalhos do romance baseado em fatos reais. Também há um testemunho sobre a estada de Alicia em Londres.

Este livro é sem dúvida -para um fã de Virginia-, uma oportunidade de conhecer outras faces da autora.


. Virginia Woolf









.

Talvez você goste

2 comentários

  1. Adoro V.W. desde que vi o filme "Quem tem medo de Virginia Woolf" fiquei interessado na vida e obra dela. Este livro me parece imperdível! Beijão.

    ResponderExcluir
  2. Nunca havia ouvido falar dessa escritora,confesso. Mas a sinopse me lembrou "vestido de noiva" que também envolvia diários!

    ResponderExcluir

Digue...

Formulário de contato