retrô televisão

Você se lembra da Rede Manchete?

terça-feira, junho 02, 2009Thabata Lima Arruda


Foi em 19 de agosto de 1981 que nascia em Brasília a rede de televisão - composta por 5 emissoras -, Manchete. Que recebeu o mesmo nome da revista semanal, o carro-chefe do Grupo Bloch, cujo presidente era Adolpho Bloch.
As emissoras eram localizadas nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Fortaleza.

Em 5 de junho de 1983, foi ao ar pela primeira vez. Foi exibido uma contagem regressiva futurística de 8 segundos para o discurso de Adolpho Bloch, e depois foi apresentado um clipe onde uma nave em formato de "M" (logotipo da emissora), sobrevoava as principais cidades brasileiras, e aterrisava na sede da emissora no Rio de Janeiro.

O primeiro programa que a Manchete exibiu foi "Mundo Mágico", um show com vários artistas, e logo após o primeiro filme "Contatos Imediatos Do Terceiro Grau", de Steven Spielberg. A emissora ultrapassou a audiência da Rede Globo neste dia.

Com o slogan "Televisão de Primeira Classe", a Manchete teve como destaques em seus primeiros meses de transmissão os programas: "Conexão Internacional", com Roberto D'Avila, "Bar Academia", com Walmor Chagas, "Um Toque de Classe", com grandes nomes da música erudita nacional e o "Jornal da Manchete".

Em 1984 foi transmitido pela primeira vez para todo o Brasil os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, era também a inauguração do sambódromo da Marquês de Sapucaí.


Xuxa começa como apresentadora infantil no programa "Clube da Criança", em 1986.


Em julho de 1985, entra no ar "Antonio Maria", a primeira novela produzida pela Rede Manchete.
Apesar do prejuízo de 80 milhões de dólares, e uma dívida de 23 milhões de dólares, a emissora lançou em abril de 1986 a novela "Dona Beija". No mesmo ano também foi transmitido a Copa do Mundo, direto do México. Em setembro aconteceu a primeira greve de funcionários.


Angélica com 13 anos, apresentando o programa "Nave da Fantasia", 1987.

1987, são demitidos 100 funcionários, devido a crise. Adolpho Bloch confirma a intenção de vender a emissora. E em 1988, mesmo a dívida estando em 34 milhões de dólares, foi transmitido as Olimpíadas de Seul. A tentativa de salvar a emissora veio com 19 novos programas, entre eles: o humorístico "Cadeira de Barbeiro", com Lucinha Lins e Cacá Rosset e o "Sem Limite" com Luiz Armando de Queiroz. Nas manhãs o espaço era do jornalismo com a exibição do notíciário "Repórter Manchete".


À tarde faziam sucesso os seriados "Jaspion" (foto) e "Changeman", em 1988.


A novela "Pantanal" fez enorme sucesso em 1990.

Maio de 1992, Rede Manchete é vendida ao Grupo IBF, 670 funcionários demitidos. Já na nova administração estreia, com apresentação de Clodovil Hernandez, o programa "Clodovil Abre o Jogo".
Devido a falta de salários, os funcionários colocam um slide no ar denunciando a falta de pagamentos. A emissora retorna a famíla Bloch em abril de 1993.


Clodovil em "Clodovil Abre o Jogo", 1992.

Devido o embargo de bens da emissora pelo Banco do Brasil em 1995. As emissoras afiliadas passam a pertencer a Record e a CNT.
No ano de 1998 estreia "Brida", novela baseada no best seller de Paulo Coelho. A novela não alcançou bons índices de audiência teve que ser encerrada às pressas diante do estouro da nova crise na emissora. 600 funcionários são demitidos e vários programas extintos. Ainda no mesmo ano, os funcionários colocaram no ar slides exigindo soluções.

As dívidas com a Embratel, passaram a ser descontadas atrvés de cortes diários do sinal da emissora no satélite, entre as 23h e 6h.

Em janeiro de 1999 ficou fora do ar por alguns dias o "Jornal da Manchete". E em mais uma tentativa de salvar a emissora, o grupo Bloch arrendou toda a programação para a Igreja Renascer em Cristo. Por contrato a Renascer se responsabilizaria pelas finanças e pela programação da Manchete durante um período de 15 anos.
Outro fracasso: após um mês nas mãos da Renascer, a Rede Manchete retornou ao comando da família Bloch. O arrendamento foi desfeito devido à falta de pagamento da primeira parcela do contrato.

Em 8 de maio de 1999, depois de várias reuniões, concretizou-se a venda da Rede Manchete para o Grupo TeleTV, organização presidida pelo empresário Amilcare Dallevo Júnior.



Era o fim da Rede Manchete de Televisão e o início da Rede TV! .


. Rede Manchete: redemanchete.net

.

Talvez você goste

3 comentários

  1. Oláaaaa Tha, me lembro sim menina e será que veremos essa história se repetir com outras atuais ou que surgirão pois enfimmm valeu a pena vc colocar essa mensagem! Bjos pra vc!

    ResponderExcluir
  2. diga o que pensa:
    Não penso, logo não existo.

    =P

    Beijinhos linda.

    ResponderExcluir
  3. Oi Thabata! ;)

    Primeiramente eu lembro um pouco!
    Seus textos são maravilhosos, mas acho que voce leva jeito é pra texto literário, esse de carater 'jornalistico', fugiu um pouco do seu estilo!

    Mas meus Parabéns são todos belíssimos, vc eh uma escritora muito talentosa!

    Eu trabalho com desenho e artes plásticas, veja meu fblog!

    Beijos

    ResponderExcluir

Digue...

Formulário de contato