música

Instrumentos musicais diferentes.

terça-feira, outubro 06, 2009Thabata Lima Arruda

Nessas minhas "andanças internéticas" achei um site bem legal para quem é fã de música e, principalmente, instrumentos musicais no geral. O Meloteca.com é um site de Portugal, e há poesias, histórias sobre compositores e, o mais legal, um dicionário com instrumentos de vários cantos do mundo, inclusive Brasil. A maioria deles possuem fotos para sanar a curiosidade.Bem bacana, separei alguns instrumentos que chamaram minha atenção.


 
- Cordofone de corpo triangular achatado, de madeira, com 3 cordas simples ou duplas dedilhadas. É um instrumento fundamental no folclore russo, onde há mesmo orquestras só de balalaicas.


 

- Idiofone de teclado, é exteriormente parecido com um piano vertical ou um harmónio. Foi inventado em 1886 por Alphonse Mustel, em Paris. Tchaikosky introduziu-o na orquestra em 1892, na suite "O Quebra-nozes".

 
- Instrumento predecessor do piano, é o mais antigo cordofone de tecla. Nos séculos XVII-XVIII, é o instrumento doméstico ideal para praticar ou tocar a solo.


 

- Cordofone norte-americano utilizado pelos índios dos Montes Apalaches, levado por europeus. As suas origens encontram-se provavelmente nas regiões que correspondem ao Irão e ao Iraque. É uma caixa de madeira achatada que pode ter até cem cordas.


 

- Cordofone dedilhado com formato bastante característico, dois braços verticais de madeira, ligados a uma caixa de ressonância, em baixo, e a uma travessa, em cima.

 
- Cordofone referido várias vezes na Sagrada Escritura, no Antigo Testamento. É citado pelo Livro dos Salmos (Salmo 92, 3), Isaías 5, 12 e Daniel 3, 5.


Conteúdo retirado do site: Meloteca.com 

Talvez você goste

2 comentários

  1. Muito bacana a indicação do site... mesmo que não de para saber o que exatamente são alguns dos instrumentos, por falta de uma descrição, é interessante ver a imagem deles e pensar "Como se toca essa coisa?" e, creio que o mais importante "Que som essa coisa faz?".
    Os instrumentos que mais me chamaram a atenção foram bem diferentes dos seus... na verdade, me chamaram a atenção aqueles que nunca tinha visto ou ouvido falar...

    ResponderExcluir
  2. bacana mesmo heim, pensei aqui comigo que está tão ligado mesmo a cultura e costumes da terra de cada um rsrs! Bjos amiga!

    ResponderExcluir

Digue...

Formulário de contato