cinema gostei

Três coisas legais sobre a França

domingo, outubro 04, 2009Thabata Lima Arruda

 Separei três coisas bacanas sobre a França, mas que não são feitas pelos franceses. Aproveitem!
 


Paris, te amo, é uma selação de 18 curtas. Cada um foi filmado em um diferente ponto de Paris, e o tema principal de cada um deles é o amor. Não aqueles amores parisienses típicos., mas sim um amor mais humano, mais inusitado e divertido. Tem para todos os gostos.
No elenco está Natalie Portman, Elijah Wood, entre outros talentos atores e atrizes.
A direção é dividida entre 21 diretores de várias nacionalidades. Entre eles está Walter Salles e Daniela Thomas.
No fim, Paris, te amo é uma declaração de amor à cidade luz, na visão de alguns dos melhores diretores.

Paris, te amo.
Título Original: Paris, Je t'aime.
País: França / Alemanha / Suíça
Ano:  2006
Romance / Drama / Comédia
Direção:  Bruno Podalydès, Alfonso Cuarón, Walter Salles, Daniela Thomas, Sylvain Chomet, Gérard Depardieu, Alexander Payne, Olivier Assayas, Wes Craven, Tom Tykwer e outros.
Elenco:Gaspard Ulliel, Steve Buscemi, Catalina Sandino Moreno, Juliette Binoche, Willem Dafoe, Nick Nolte, Ludivine Sagnier, Maggie Gyllenhaal, Bob Hoskins, Natalie Portman, Elijah Wood e outros

Coeur de Pirate é um projeto idealizado pela jovem Béatrice Martin, de apenas 19 anos. A diferença deste projeto pra outros por aí, é que apesar de Beátrice ser canadense, ela escolheu o francês para interpretar suas canções, belissímas por sinal. O primeiro álbum não passou despercebido. As músicas passeam entre o indie e  possuem aquela atmosfera francesa. E além de tudo, Béatrice tem uma voz muito doce.



Apesar de norte-americano, Henry Miller, como muitos escritores, foi para Paris nos anos 1920-30. E experimentou todas as coisas boas e ruins da cidade: a fome, a vida boêmia, a pobreza, liberdade. Trópico de Câncer, lançado em 1934, é resultado dessas vivências intensas.
O livro não possui uma sequência linear e é todo narrado em primeira pessoa. Se estende pelos bulevares, pensões baratas, prostitutas e a convivência com outros intelectuais na mesmo situação. 
Trópico de Câncer é sujo, sexual e sem dúvida intenso.

.

Talvez você goste

1 comentários

  1. Paris, Je t'aime foi exibido em Jundiaí, durante a Virada Cultural... tive muita vontade de ver, no entanto, os ingressos para os filmes e apresentações com lugares contados haviam acabado quando fui retirá-los... agora, com sua indicação, tenho ainda mais vontade de assistí-lo!
    Coeur de Pirate você já havia indicado pelo Twitter... mas procurarei ouvir mais! (Assim que ouvir todas as indicações das bandas gringas nacionais de seu post anterior! ^^)
    Quanto ao livro... assim que voltar com o hábito de ler, e conseguir tempo para voltar a ler romances, tentarei me lembrar de procurá-lo!

    ResponderExcluir

Digue...

Formulário de contato