livro

O Quinze

segunda-feira, janeiro 25, 2010Thabata Lima Arruda

Comecei  a ler O Quinze, primeiro romance de Rachel de Queiroz, fascinada pela história de vida dessa grande escritora, que faleceu em 2003, aos 93 anos. Ganhou prêmios importantes ao longo de sua vida, como o Prêmio Camões, equivalente ao Nobel, na língua portuguesa. Foi também a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras, em 1977.


O Quinze é uma narrativa sobre a terrível seca do Ceará em 1915. A própria família de Rachel foi obrigada a fugir do Ceará: foi para o Rio de Janeiro, depois para Belém do Pará.
O livro é composto de 26 capítulos, sem títulos, somente enumerados. E conta de forma simples, com uma linguagem espontânea e cotidiana, a vida dos retirantes em época de seca.
Rachel, neste livro, é uma narradora onisciente, penetra na intimidade de cada personagem, e transmite todos os desejos e pensamentos deles.

O livro foi publicado pela primeira vez em 1930. Entretanto, é um livro que não envelhece, pois trata de uma temática que ainda existe: os desafios e dificuldades dos retirantes. A busca por água e comida em época de seca. O Quinze, fala de miséria, morte, pessoas, de forma íntima, chegando a chocar em determinadas passagens. É um excelente livro que realmente marca.

 

Talvez você goste

0 comentários

Digue...

Formulário de contato