cinema filme

Nina

quinta-feira, julho 22, 2010Thabata Lima Arruda


Conheci Nina Simone, tardiamente, enquanto assistia o filme Before Sunset (Antes do Pôr do Sol), em que a cena final a protagonista dubla uma música dela. De imediato já quis saber quem era a dona daquela voz poderosa e que me emocionou.
Nos créditos vi o nome de Nina Simone.

Batizada Eunice Kathleen Waymon, ela adotou o nome Nina Simone para poder cantar blues nos cabarés escondida de seus pais, que eram pastores metodistas. E além de se destacar por seu talento notável como pianista, compositora e, principalmente, cantora, Nina foi, sem dúvida, uma personalidade de extrema importância em sua época. Lutou diretamente, e publicamente, no combate ao racismo. Tanto foi o seu envolvimento que cantou no enterro do pacifista Marthin Luther King. Foi, também, uma das primeiras artistas negras a ingressar na renomada, e famosa, Juilliard School of Music, em Nova Iorque.
No Brasil, em uma das duas vezes que esteve aqui, gravou com Maria Bethânia. Nina faleceu enquanto dormia no ano de 2003 na França, e deixou como legado uma obra importantíssima para o blues, jazz, soul, R&B, entre outros ritmos que já cantou.



Em 2012, com produção da MTV em conjunto com a Paramount Pictures, irá estrear o filme Nina, que terá seu foco no relacionamento de Nina Simone, interpretada pela cantora Mary J. Blige, com seu assistente Clifton Henderson, que irá ser interepretado por David Oyelowo. O roteiro será escrito por Cynthia Mort, que escreveu o filme Valente. O orçamento do filme é de US$ 10 milhões e começará a ser filmado na França em setembro.

Muitos fãs de Nina não estão contentes com essa notícia, pois o filme vai tratar de uma parte da vida da cantora que talvez não convenha ser mostrada no cinema. Acredito que a Paramount e a MTV serão infelizes em abordar, somente, esta face da carreira dela. Se deixarem de fora a importância musical e, principalmente, social que teve, este filme será apenas mais um entre outras cinebriografias que serviram apenas a um propósito: ganhar dinheiro. Vamos aguardar...

Talvez você goste

0 comentários

Digue...

Formulário de contato