retrô televisão

Você se lembra? - O Mundo de Beakman

quarta-feira, janeiro 05, 2011Thabata Lima Arruda


Pegue um cabide velho e uma meia calça da tua mãe. Você precisará também de jornais velhos e de um liquidificador...
Essa é uma das experiências que mais me recordo do Beakman, porque foi  uma  das que fiz juntamente com os meus irmãos. Fizemos papel reciclável. E deu certo!
O Mundo de Beakman foi um programa que marcou gerações e ensinou muito. E não é exagero afirmar isso. Quem era telespectador fiel do programa (como eu era) sabe o que digo. 

Beakman's World (nos EUA) foi baseado nos quadrinhos You Can With Beakman and Jax, criado por Jok Church, onde um cientista excêntrico, em conjunto com a sua assistente, elaborava as mais diversas experiências.
A criação de Jok church teve estreia na televisão em 18 de setembro de 1992 e foi produzida na época pela Columbia Pictures Television e Universal Belo Productions. O sucesso e a popularidade foram tamanhas que em 1993 o programa passou a fazer parte da programação nacional da CBS, importante rede de televisão dos EUA. Foi exibido em 90 países e seguiu o mesmo formato dos quadrinhos, tendo acréscimo de alguns personagens, como o Lester e os pinguins, Don e Herb (homenagem a Don Herbert, que representava Mr. Wizard em "Watch Mr. Wizard", no programa científico de 1951-55), que apareciam entre os comerciais e no início e final do programa. Os pinguins eram controlados por Mark Ritts, o Lester, e dublados, respectivamente, por Bert Berdis e Alan Barzman. 
O programa teve no total quatro temporadas exibidas entre os anos de 1992 e 1998, quando foi cancelado.
Atualmente O Mundo de Beakman é distribuído pela Sony Pictures Television e a Sony Pictures Television International. 

Paul Zaloom continua atuando como Beakman. Trabalha como marionetista, além de ministrar aulas sobre o assunto e realizar diversos espetáculos. Paul é abertamente gay e tem uma filha.

Mark Ritts trabalhou ao longo da sua vida como marionetista, dublador, roteirista, ator entre outras carreiras na televisão. Em 1994 escreveu e produziu um especial do Barney pedobear para o canal Fox. Fez enorme sucesso como Lester em O Mundo de Beakman. Infelizmente faleceu aos 63 anos em 2009 por conta de um câncer no rim.
Allana Ubach fez o papel de Josie, assistente de Beakman na primeira temporada. Allana talvez seja a que ganhou mais destaque, posteriormente, comparada às outras duas atrizes que interpretaram assistentes de Beakman. Além de atuar como Serena McGuire no filme Legalmente Loira, Allana tem no currículo diversos trabalhos importantes como dubladora: Bob Esponja (como Sidney Poseidon); Batman (como Dander); O Espetacular Homem-Aranha (como Liz Allan). Seu último trabalho é na animação Rango, que estreia este ano.

Eliza Scheneider interpretou Liza, assistente de Beakman (segunda e terceira temporada). Ela atuou em algumas séries na televisão norte-americana, mas sem grande sucesso. Destacou-se mesmo como dubladora. Trabalhou durante cinco anos dublando as personagens Senhora Cartman e Wendy Testaburger em South Park. Depois fez dublagens nos jogos Pirates of the Caribbean: The Legend of Jack Sparrow, como Elizabeth Swan, e no ano passado como Rainha Branca no jogo Alice no País das Maravilhas.

Senta Moses foi a última assistente, a Phoebe. Antes de atuar em O Mundo de Beakman, interpretou a prima de Kevin McCallister (Macaulay Culkin), em Esqueceram de Mim 1 e 2. Senta fez pequenas participações em seriados e pontas em filmes. Atualmente prossegue com sua carreira de atriz.


No Brasil O Mundo de Beakman foi exibido entre os anos de 1994 e 2002 pela TV Cultura. Mas nesta semana, para alegria de muitos, o programa retornou à programação (de segunda a sexta às 19:15h).

 Badabin Badaben Badabun!

Talvez você goste

1 comentários

  1. Felicidade sem tamanho quando eu vi o comercial falando que ia voltar a passar. ♥

    ResponderExcluir

Digue...

Formulário de contato